LUBRIFICAÇÃO DA CORRENTE: Todas as marcas recomendam que a cada 500 km
você lubrifique a corrente, isso evita o desgaste excessivo apesar de
sujar bastante a roda traseira, mas é mais barato limpar a moto toda
semana que trocar um conjunto de relação que pode chegar a US$ 700,00 em
algumas motos importadas. O lubrificante mais recomendado é óleo 90
(altamente viscoso) alguns preferem graxa náutica que é branca e não sai
com água. Felizes os que tem eixo cardan!
CALIBRAGEM DOS PNEUS: Manter a calibragem dos pneus correta pode fazer a
diferença entre estar em condições de fazer uma curva ou "seguir reto".
As motos com pneus entre 170 a 190 (traseiro) quando usadas sem garupa
devem usar de 38 a 40 libras (pneu quente). OBS: O pneu quando aquece
pode por dilatação do ar, aumentar a calibragem em até 8 libras, isto
significa que um pneu calibrado frio e usado em condições quentes como
uma viajem com mais de 45 minutos a uma temperatura ambiente de 20° C
pode chegar a 48 libras, deixando seu pneu muito duro, perdendo sua
aderência quando você mais precisa, nas curvas. Já o dianteiro deve usar
4 libras a menos que o traseiro pois seu volume cúbico é menor. Se você
preferir utilize Nitrogênio para calibrar, pois ele tem um ponto de
dilatação mais elevado e isto mantém mais estável a calibragem.
Resumindo, quando você for andar na cidade, calibre no máximo, mas
quando for para estrada, lembre de acertar sua calibragem para menos,
mantendo a melhor performance dos seus pneus.
TROCA DOS PNEUS: Quando você for trocar um pneu tenha alguns cuidados
básicos: Procure sempre trocar emmáquina de montagem, especialmente se
for rodas raiadas. Após a troca lembre que todo pneu vem de fábrica com
uma camada de cera bastante escorregadia e tracionar ou forçar uma curva
é tombo certo! Mas como evitar isso? Se for pneu dianteiro, use uma
lixa grossa de qualquer tipo e passe em toda banda de rodagem; Se for
traseiro, vá até uma área de areia ou cascalho fino e dê uma patinada
com no mínimo duas voltas no pneu e estará limpo, a areia funcionará
como lixa. Quando trocar? Geralmente os pneus originais agüentam em
torno de 10.000 km nas esportivas e 12.000 km nas custons, mas
independente disso se você perceber que os pneus estão quase sem friso
na faixa central, não hesite, troque-os. Outra maneira é se caso você
começar a perceber que a moto está um pouco instável especialmente em
curvas, examine primeiro a calibragem, se estiver correta, então
desconfie do desgaste dos pneus. Como escolher o pneu certo? Há vários
tipos de pneus, alguns mais duros que duram mais e são menos eficazes
quando usados no limite e outros mais macios que duram menos, mas que
são "verdadeiros chicletes" no asfalto. Pense em como você usa sua moto e
faça a escolha certa.
PARAFUSOS EM GERAL: Sempre que lembrar, dê uma geral nos parafusos de
carenagem, rodas, suportes, etc. Aalta vibração provocada tanto pelo
motor quanto pelo tipo de calçamento afrouxam sistematicamente os
parafusos, portanto não deixe de manter sua moto sempre justa.
ÓLEO LUBRIFICANTE: Todas as fábricas não recomendam o uso de óleos
sintéticos, pois você acaba só completando e raramente troca. Uma
manutenção ideal é aquela em que você troca de óleo a cada 3.000 km e
filtro a cada 6.000 km. As motos que andam em alto giro, quebram mais
rapidamente as moléculas do óleo e por isso ele afina rápido, tornando
necessário sua substituição. (entenda-se giro alto como 6.000 a 14.500
rpm). O mais recomendado para altos giros é o 20/40 e nas motos que
andam com giro mais baixo pode-se usar até o 20/50 o mesmo usado nos
carros em geral. Controle sempre o nível do óleo e acompanhe o "som do
motor" ele revela muita coisa para você, as vezes você percebe o nível
baixo do óleo pelo barulho excessivo das engrenagens, algo distinto do
que você acostumou a ouvir.
GASOLINA NO TANQUE: Os mecânicos de competição no Brasil, recomendam que
se use gasolina comum a maior parte do tempo, não adianta usar
gasolinas especiais com maior octanagem, pois o rendimento na cidade e
na estrada é imperceptível. O aconselhável é usar de vez em quando na
estrada um ou dois tanques de gasolina aditivada para descarbonizar o
motor e limpar as partes móveis. Manter o tanque sempre cheio evita que
se formem gotículas na parte superior do tanque. Essas gotículas quando
permanecem por muito tempo, tendem a formar ferrugem no tanque
provocando oxidação das partes móveis de bomba, carburador, etc. Por
isso, mantenha sempre o tanque o mais cheio possível o que evita também
que a bomba receba sujeira ou água. Já que a água é mais pesada que a
gasolina, ela sedimenta no fundo do tanque e quando você anda muito na
reserva, ela vai para o motor e começa aquela sessão falha tudo!
BATERIA: Examine pelo menos uma vez a cada seis meses o nível da água da
bateria, mas se caso sua bateria começar a dar sinal de vida, isto é, o
farol enfraquece em marcha lenta, pisca junto com a sinaleira ou acende
quando você acelera, pode procurar um posto e completar o nível da
solução. Caso nada disso funcione, procure a loja mais próxima e
troque-a, pois essas motos sem pedal de arranque, são pesadas para
empurrar mais de uma vez! OBS: Se você for viajar e deixar a moto muitos
dias sem ligar, desligue o polo (-) negativo da bateria por segurança e
por precaução contra uma possível descarga da bateria.
MOTO NO DESCANSO CENTRAL: As motos com motor em linha, (cilindros um ao
lado do outro) que tem carburadores um ao lado do outro devem
preferencialmente ficar no descanso central. Essa medida serve para
manter a equalização dos carburadores, pois quando a moto está no
descanso lateral, por gravidade, os carburadores ficam com níveis
variados de combustível facilitando a perda da equalização, responsável
pelo funcionamento equilibrado de todos os cilindros. Caso a sua moto
for ficar mais de três ou quatro dias sem funcionar, opte por usar o
cavalete central, nos casos de esportivas que não possuem este, compre
um cavalete de oficina que suspende a roda traseira.
CAPA DA MOTO: JAMAIS COLOQUE A CAPA QUANDO A MOTO ESTIVER COM O MOTOR
AINDA QUENTE! Além do risco de incêndio por tocar partes super
aquecidas, ainda há o fato da capa fazer a moto suar, e com o tempo
oxidar partes metálicas.
www.aguiasdoasfaltosp.com.br/dicas/manutencao_periodica.htm
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